
relacionar, interagir, decidir
Relacionamento
Web 2.0 e a geração PROCONSUMER
A “nova” Web, chamada de Web 2.0, veio impulsionar a geração proconsumer (produtor + consumidor), a geração que para além de se servir da Internet para recolher informação, também a partilha, entrando numa óptica de produtor/consumidor de conteúdos e informação.
Criámos um quadro para exemplificar melhor as alterações da antiga Web (designada por web 1.0) para a recente Web 2.0.
Web 1.0 | Web 2.0 |
Eu publico, tu lês | Nos publicamos, nós lemos |
Eu forneço | Nós partilhamos |
Era da Produção | Era da colaboração |
Webpage, site | Wiki, Blog, CMS (Content Management Systems), LMS (Learning Management Systems) |
Sociedade da Informação | Sociedade do conhecimento |
Fonte: Marketing Digital na versão 2.0
A mobilidade causada pelos gadgets (dispositivos electrónicos portáteis), e pelo forte aumento da velocidade de banda larga, tem vindo a aumentar a interacção na Internet e permitiu que cada vez mais se partilhassem conteúdos e informação. Actualmente, em qualquer lado do mundo, uma pessoa pode aceder à Internet, partilhando ou recolhendo informação em tempo real. A oportunidade de conhecer outras pessoas ou reforçar relações já existentes (familiares, amigos, colegas) é ampliada pelas plataformas de relacionamento.
Contatos
Praça da Faculdade, 1 S. Vicente 4710-297 Braga
(+351) 253 206 100
paulinha